Como se sentir menos inseguro

Quem nunca sentiu dúvidas ou insegurança?

 

A insegurança pode acontecer por vários motivos. Geralmente quando não nos sentimos bom o suficiente, pelo medo de sermos avaliado negativamente, o medo do julgamento ou por nos sentirmos vulnerável em relação a situações futuras.

Esse sentimento é muito desagradável porque faz com que tenhamos a sensação de falta de controle sobre nossa vida.

O que fazer?

 

Muitas vezes a insegurança acontece quando pensamos e acreditamos que algo de ruim pode acontecer, nos prejudicando ou nos fazendo sofrer. Esses pensamos negativos sobre o futuro podemos chamar de catastrofização. Quanto mais pensarmos o que de pior pode acontecer, maior será a insegurança a respeito daquela situação.

Se isto acontecer, devemos nos fazer as seguintes perguntas:

Por que esta situação me parece ser tão ruim?

O que eu poderia fazer para lidar com isso?

Já aconteceu alguma situação parecida antes? Como lidei com isso?

O que de pior pode acontecer?

Como eu acho que vou me sentir um mês depois desta situação?

Será que esse meu pensamento é mesmo realista?

Devemos avaliar nossos pensamentos de pontos de vista diferentes.

Outra dica importante é tentarmos manter a nossa atenção focada no momento presente. Uma maneira de desenvolver isso é através de meditação da atenção plena (Mindfulness).

 

Melhorar algumas habilidades sociais também pode ser necessário. Podemos aprender a melhorarmos determinados comportamentos que nos deixa inseguros.

Outra dica importante é imaginarmos a situação que está para acontecer e que nos deixa inseguro e simularmos esta situação como se estivéssemos vivenciando-a neste momento.

É comum sentirmos insegurança algumas vezes, mas se ela nos atrapalha demais, é importante buscar uma ajuda profissional para aprendermos a lidar com isso e não deixar de alcançarmos os próprios objetivos.

© 2018 -  ERICAJARES.COM.BR

Consultório de psicologia Rio de Janeiro, Psicóloga Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Barra da Tijuca, Clínica de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Clínica de Psicologia Barra da Tijuca, Psicóloga Clínica Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Clínica Barra da Tijuca, Consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Consultório de Psicologia Barra da Tijuca, Psicoterapia Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca, Psicólogo Recreio dos Bandeirantes, Psicólogo Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca.