TRANSTORNO DE PÂNICO

 

O transtorno de pânico ou síndrome do pânico é caracterizado por crises de ansiedade que envolvem muito medo e desespero causando no indivíduo sintomas físicos e emocionais. A este tipo de crise de ansiedade podemos chamar de ataques de pânico.

 

A pessoa que sofre de transtorno de pânico, pode ter ataques de pânico a qualquer momento por diversas vezes. Após o primeiro ataque de pânico, o indivíduo desenvolve uma ansiedade antecipatória e ideações sobre ataques futuros. Tem a sensação de que vai morrer e não consegue controlar a si mesmo. Com isso, fica sempre preocupado e com medo de novos ataques surgirem inesperadamente, desencadeando alterações em seu comportamento, ou seja, por medo de ter novas crises, a pessoa evita determinadas situações, podendo chegar ao extremo de não sair mais de casa sozinho. Na maioria das vezes desenvolve-se a agorafobia (medo de espaços abertos e locais com multidão).

 

Para diagnosticar um transtorno de pânico, os ataques de pânico devem ser recorrentes ou inesperados e apresentar pelo menos quatro dos sintomas abaixo relacionados:

- Taquicardia.

- Sudorese.

- Calafrios.

- Tremores.

- Sensações de falta de ar ou sufocamento.

- Tontura, vertigem ou sensação de desmaio.

- Sensação de dormência ou formigamento.

- Dor ou desconforto toráxico.

- Náusea ou desconforto abdominal.

- Medo de perder o controle ou “enlouquecer”.

- Medo de morrer.

- Medo de desmaiar.

- Desrealização (modifica a realidade).

- Despersonalização (sensação de estar se distanciando de si mesmo).

 

Acredita-se que fatores genéticos, psicológicos, ambientais, sociais, e uso de certos medicamentos, drogas e álcool podem contribuir no desenvolvimento da síndrome.

 

O tratamento para se tornar eficaz, faz-se necessário a combinação de medicamentos com a psicoterapia, em especial a terapia cognitivo-comportamental.

 

 

Erica Jares - Psicóloga Clínica

 

Fonte de pesquisa: DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais).

PÂNICO

© 2018 -  ERICAJARES.COM.BR

Consultório de psicologia Rio de Janeiro, Psicóloga Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Barra da Tijuca, Clínica de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Clínica de Psicologia Barra da Tijuca, Psicóloga Clínica Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Clínica Barra da Tijuca, Consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Consultório de Psicologia Barra da Tijuca, Psicoterapia Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca, Psicólogo Recreio dos Bandeirantes, Psicólogo Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca.