• Erica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

Entenda Sobre a Compulsão por Compras



A origem da compulsão está associada a um desequilíbrio no sistema de recompensa do cérebro, que está ligado a um neurotransmissor chamado Dopamina, responsável pela sensação de prazer. 

A pessoa com compulsão por compras, normalmente tem um comportamento impulsivo e pensamentos obsessivos, na maior parte das vezes. Essas pessoas costumam ter dificuldade de lidarem com frustrações ou com o sofrimento, e isso acaba  gerando ansiedade. Então a compulsão surge como forma de aliviar esses pensamentos repetitivos e compensar essa falta, sofrimento ou dor. A questão é que o ato de comprar indiscriminadamente da uma sensação de prazer momentânea, mas depois acaba em arrependimento. O prazer está ligado a ação e não ao objeto em si.

A consequência disso tudo, é que com o tempo, isso pode gerar muitos prejuízos na vida da pessoa, tanto financeiro quanto pessoal e social.


Link: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-record/videos/compulsao-de-compras-da-sensacao-de-prazer-mas-e-um-problema-dizem-os-especialistas-09082017

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Traumas