• Erica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

Entenda Sobre a Compulsão por Compras



A origem da compulsão está associada a um desequilíbrio no sistema de recompensa do cérebro, que está ligado a um neurotransmissor chamado Dopamina, responsável pela sensação de prazer. 

A pessoa com compulsão por compras, normalmente tem um comportamento impulsivo e pensamentos obsessivos, na maior parte das vezes. Essas pessoas costumam ter dificuldade de lidarem com frustrações ou com o sofrimento, e isso acaba  gerando ansiedade. Então a compulsão surge como forma de aliviar esses pensamentos repetitivos e compensar essa falta, sofrimento ou dor. A questão é que o ato de comprar indiscriminadamente da uma sensação de prazer momentânea, mas depois acaba em arrependimento. O prazer está ligado a ação e não ao objeto em si.

A consequência disso tudo, é que com o tempo, isso pode gerar muitos prejuízos na vida da pessoa, tanto financeiro quanto pessoal e social.


Link: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-record/videos/compulsao-de-compras-da-sensacao-de-prazer-mas-e-um-problema-dizem-os-especialistas-09082017

2 visualizações

© 2018 -  ERICAJARES.COM.BR

Consultório de psicologia Rio de Janeiro, Psicóloga Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Barra da Tijuca, Clínica de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Clínica de Psicologia Barra da Tijuca, Psicóloga Clínica Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Clínica Barra da Tijuca, Consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Consultório de Psicologia Barra da Tijuca, Psicoterapia Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca, Psicólogo Recreio dos Bandeirantes, Psicólogo Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca.