• Erica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

Medo causado pela Violência Urbana



A Violência Urbana cresce a cada dia e junto com ela vem o aumento do estresse.

Cada indivíduo reage a situação de estresse de forma diferente e isso vai depender do trauma que ela viveu e a forma como ela enfrentou a situação. Algumas podem vir a desenvolver o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

No TEPT o indivíduo revive a situação que gerou o trauma através de pesadelos ou flashbacks. Isso faz com que a pessoa evite estímulos que lembre a situação traumática. Outras características também são comuns, como: perda do interesse por atividades que antes eram prazeirosas, problemas no sono, irritabilidade, dificuldades de concentração etc. Alguns sintomas físicos também se fazem presentes.

Por conta de tudo isso que vem acontecendo, as pessoas passaram a viver como reféns do medo. Isso tem feito com que cada vez mais pessoas evitem determinadas situações, comprometendo sua vida social. Sair de casa tem sido uma delas. Isso tem gerado muita insegurança causando reflexos muito negativos na vida e na saúde da população. Estar sempre em estado de alerta tem sido frequente e ao mesmo tempo estressante. Por conta disso, em alguma situação que pareça ser de risco, as pessoas perdem o controle emocional, e acabam tendo comportamentos disfuncionais em relação à situação que está sendo vivenciada.


Assista a matéria clicando na foto ou no link abaixo: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-record/videos/refens-do-medo-inseguranca-deixa-cariocas-em-panico-06092017

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Traumas