TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E/OU HIPERATIVIDADE (TDAH)

 

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que surge na infância e perdura até a fase adulta.

 

A característica principal do TDAH é a desatenção e/ou hiperatividade (e impulsividade). Normalmente é identificado na fase escolar (ensino fundamental), onde a desatenção vai ficando evidente. As crianças são apontadas como avoadas, parecem que estão sempre com a cabeça no mundo da lua e são muito inquietas.

 

Na fase adulta, são desatentos, esquecidos, inquietos e impulsivos.

 

É mais frequente no sexo masculino.

 

Para chegar a um diagnóstico é preciso que a pessoa tenha 6 ou mais das características listadas abaixo, em crianças, e pelo menos 5 características, em adolescentes ou adultos, num mínimo de 6 meses (tanto para o déficit de atenção como para a hiperatividade e impulsividade).

 

Desatenção

- Tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou outras atividades, se distraindo com muita facilidade (p. ex., perde o foco com muita facilidade em salas de aulas, leituras muito longas). Conseguem manter o foco em tarefas que o motivam.

- Tem dificuldade em seguir instruções até o fim e em terminar o que inicia, (p. ex., inicia as tarefas, mas logo perde o foco e desiste).

- Facilmente comete erros na escola ou no trabalho por não prestar atenção em detalhes importantes.

- Muitas vezes parece não escutar quando o chamam, podendo ser interpretado como egoísta.

- Tem dificuldade para organizar tarefas, atividades, objetos e em planejar seu tempo.

- Reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado.

- Se distrai facilmente por estímulos externos, desviando a sua atenção do que está fazendo.

- Tende a esquecer com mais facilidade atividades cotidianas (p. ex., retornar ligações, pagar contas, realizar tarefas).

 

Hiperatividade (e impulsividade)

- Demonstra inquietação. Frequentemente mexe mãos e pés quando está sentado, batuca com as mãos e estar sentado por muito tempo o incomoda.

- Não consegue brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.

- Dificilmente consegue ficar parado num mesmo lugar por muito tempo, (p. ex., restaurantes, reuniões).

- É impaciente. Não gosta de esperar.

- Fala demais. Muitas vezes sem limites e sem pensar no que está falando.

- Tende a interromper a fala dos outros e a dar respostas antes mesmo que a pergunta seja concluída.

- Não consegue aguardar sua vez de falar. Muitas vezes se intromete na fala dos outros. Nos adolescentes e adultos, gosta de controlar o que os outros estão fazendo.

- Muitas vezes se atrapalha no que está falando, dificultando a forma de se expressar. É como se a fala não acompanhasse a velocidade dos seus pensamentos.

- Tem um temperamento explosivo. Não sabe lidar com críticas e dificilmente aceita provocações.

- Age precipitadamente em algumas situações, não levando em conta suas consequências, (p. ex., atravessar a rua sem olhar para os lados, aceitar um emprego sem informações importantes).

- Faz várias coisas ao mesmo tempo. Está sempre com a “bateria” ligada.

 

Muitos desses sintomas descritos acima, devem estar presentes antes dos 12 anos de idade e em 2 ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, com grupo de amigos, no trabalho, etc.)

 

O tratamento para quem tem TDAH, se faz por medicação (dependendo da gravidade) e psicoterapia. A terapia cognitivo-comportamental é a que tem melhores resultados.

 

Sem tratamento adequado, podem surgir outros distúrbios associados ao TDAH.

Clique aqui e assista o vídeo sobre TDAH:

 

 

Erica Jares - Psicóloga Clínica

 

Fonte de pesquisa: DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais).

TDAH

© 2018 -  ERICAJARES.COM.BR

Consultório de psicologia Rio de Janeiro, Psicóloga Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Barra da Tijuca, Clínica de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Clínica de Psicologia Barra da Tijuca, Psicóloga Clínica Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Clínica Barra da Tijuca, Consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Consultório de Psicologia Barra da Tijuca, Psicoterapia Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca, Psicólogo Recreio dos Bandeirantes, Psicólogo Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca.