TRANSTORNO BIPOLAR

 

O Transtorno Bipolar é um transtorno caracterizado por alterações de humor que oscilam entre episódios maníacos e episódios depressivos. Se caracteriza por tipos específicos de transtornos do humor, como episódio depressivo maior, episódio maníaco, episódio hipomaníaco e episódio misto.

 

No episódio depressivo maior, o humor é deprimido podendo ocorrer perda de interesse pelas coisas, na maior parte do dia, todos os dias por pelo menos duas semanas. São observados os seguintes sintomas: perturbações do sono, sentimentos de desvalia ou culpa, perda da energia, dificuldade de concentração ou para tomar decisões, insônia ou hipersonia, alterações no apetite, perda ou ganho de peso, agitação ou retardo psicomotor, ideação suicida podendo ocorrer planos ou tentativas de suicídio.

 

No episódio maníaco, o humor é bastante elevado, eufórico ou bastante irritável. A duração ocorre por pelo menos uma semana, na maior parte do dia, quase todos os dias. São observados os seguintes sintomas: autoestima inflada ou grandiosidade, redução do tempo de sono, pressão por continuar falando, fuga de ideias e pensamentos acelerados, desorganização e bastante distração, envolvimento de atividades dirigidas a objetivos, envolvimento excessivo por determinados comportamentos que podem gerar sérios riscos e prejuízos para a pessoa (p.ex. indiscrições sexuais, compras excessivas).

 

No episódio hipomaníaco, o humor é bastante elevado, eufórico ou bastante irritável. A duração ocorre por pelo menos quatro dias, na maior parte do dia, quase todos os dias. São observados os mesmos sintomas do episódio maníaco, porém podendo ocorrer com menor intensidade.

 

No episódio misto, ocorrem sintomas depressivos e maníacos simultaneamente. A duração ocorre por pelo menos uma semana, na maior parte do dia, quase todos os dias. A pessoa pode no mesmo dia ter sintomas maníacos e depressivos. Agitação, insônia, pensamentos psicóticos, e pensamentos suicidas são bastante comuns.

 

O diagnóstico para o transtorno bipolar varia entre: Transtorno Bipolar Tipo I, que é quando ocorre a presença de um ou mais episódios maníacos, geralmente acompanhados por episódios depressivos maiores; Transtorno Bipolar tipo II, quando ocorre a presença de um ou mais episódios depressivos maiores e episódios hipomaníacos; Transtorno Ciclotímico, ocorre por oscilações do humor, que podem acontecer no mesmo dia. O paciente alterna sintomas hipomaníacos e depressivos; Transtorno Bipolar Misto, ocorre uma rápida alternância do humor, acompanhada dos sintomas de Episódio Maníaco e de Episódio Depressivo Maior.

 

O transtorno bipolar, causa no paciente sérios prejuízos em sua vida social, financeira, familiar, em sua saúde física e psicológica.

Pode surgir na infância, mas é mais comum no início da fase adulta (até ±25 anos).

 

Se manifesta tanto em homens quanto em mulheres, porém, os homens apresentam mais episódios maníacos e as mulheres mais episódios depressivos.

 

Os fatores bioquímicos, hereditários, sociais e psicológicos contribuem no desencadeamento da doença.

 

O tratamento adequado para o Transtorno Bipolar é o uso da medicação em conjunto com a psicoterapia. Quando o paciente adere a estes tratamentos, ele melhora sua qualidade de vida, reduz os sintomas, previne recaídas, melhora sua capacidade de lidar com situações estressantes, previne ações de suicídio, etc.

 

 

Erica Jares - Psicóloga Clínica

 

Fonte de pesquisa: DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais).

TRANSTORNO BIPOLAR

© 2018 -  ERICAJARES.COM.BR

Consultório de psicologia Rio de Janeiro, Psicóloga Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Barra da Tijuca, Clínica de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Clínica de Psicologia Barra da Tijuca, Psicóloga Clínica Recreio dos Bandeirantes, Psicóloga Clínica Barra da Tijuca, Consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirantes, Consultório de Psicologia Barra da Tijuca, Psicoterapia Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca, Psicólogo Recreio dos Bandeirantes, Psicólogo Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Psicoterapia Barra da Tijuca.