"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com os nossos pensamentos."

 

                                                              Buddha

 

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é um modelo de psicoterapia que se baseia no conhecimento empírico da psicologia. É focada em resultados e seu processo terapêutico é bem planejado. Ela objetiva junto ao paciente, primeiramente, fazê-lo conhecer e entender bem do seu problema. Todo material trazido pelo paciente para consulta é trabalhado em conjunto com o terapeuta, de forma a identificar, examinar e corrigir as distorções do pensamento e das crenças que causam prejuízo emocional ao indivíduo.

 

A base da terapia cognitivo-comportamental é que os nossos pensamentos, sentimentos e crenças refletem diretamente no nosso comportamento. Com o decorrer das consultas o terapeuta oferecerá ao cliente ferramentas e técnicas necessárias com o intuito de identificar seus pensamentos automáticos disfuncionais e suas crenças e começar a elaborar novos padrões de pensamento capacitando-o a enfrentar sua situação.  Essas ferramentas também serão importantes para que futuramente o cliente tenha autonomia na resolução dos seus problemas.
Esse processo é contínuo e diante desse trabalho seu comportamento começa a ser modificado. 
 

Esse tipo de terapia tem eficácia comprovada e validação científica, e é bastante indicada para transtornos de ansiedade, de pânico, transtorno obsessivo compulsivo, fobias, estresse pós-traumático, depressão, transtornos alimentares, disfunções sexuais, problemas de relacionamento, estresse, problemas de comportamento, transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade, medos, dentre outros.

Ao contrário de outras linhas da psicologia, a TCC (assim chamada) é uma abordagem diretiva, geralmente com objetivos bem definidos e com um prazo específico para sua conclusão.

 

 

Situação