top of page
  • Foto do escritorErica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

Fobia Social


Fobia Social - Tratamento com consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirnates
Fobia Social - Tratamento com consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirnates

O Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social, como é mais conhecido é um tipo de Transtorno de Ansiedade e está relacionado a forma como a pessoa interage socialmente, seja num grupo, na hora de apresentar um trabalho ou qualquer outra situação onde envolva uma exposição social.

Na Fobia Social a pessoa sente uma ansiedade antecipatória, ou seja, antes mesmo dela ser exposta a alguma situação, ela tem pensamentos catastróficos de que esta situação é ameaçadora para ela. Isso faz com que ela sofra antes, durante e depois do evento ocorrido. A tendência são pensamentos autoderrotistas. Acredita que nada vai dar certo, que vai ser um fracasso. Por apresentar sintomas de ansiedade como, taquicardia, sudorese, tremores, etc, e tem pensamentos recorrentes de que todo mundo vai perceber que está acontecendo com ela, bem como o que está passando pela sua cabeça.

A pessoa com esse Transtorno teme ser inadequada e julgada pelos outros de forma negativa. E vê o julgamento de desaprovação do outro como uma falha dela. Isto faz com que ela se autodeprecie, supervalorizando esse julgamento. Isso está muito ligado ao que ela pensa sobre si própria e acredita que os outros pensam a mesma coisa sobre ela.

As pessoas com Fobia Social normalmente são mais sensíveis a críticas e rejeições. Buscam sempre uma necessidade de aprovação, por isso se preocupam muito com a opinião dos outros, com sua performance e até mesmo com sua aparência pessoal. Podem apresentar baixa autoestima e dificuldade em ser assertiva.

Seu nível de ansiedade diante da situação que ela julga como perigosa e ameaçadora é tão grande que isso gera uma mal estar enorme, e acaba prejudicando seu desempenho e confirmando seus pensamentos automáticos de incapacidade, de inferioridade, de incompetência, etc. Por isso que muitas vezes ela tem um comportamento evitativo diante de determinadas situações.

É muito importante que conheça bem sobre seu Transtorno e procure ajuda de um profissional, pois a presença deste quadro traz sofrimento para a própria pessoa e para àqueles com os quais convive.

Por Erica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp - psicologo recreio dos bandeir
bottom of page