Infância X Tecnologia
- Erica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes
- 24 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
A geração de hoje já nasce praticamente com um chip da tecnologia. Entendem sobre qualquer coisa ligada ao mundo virtual, sem nunca terem aprendido sobre isso.
Mas até que ponto isso é benéfico ou prejudicial para seu desenvolvimento?
Existe uma idade ideal para a criança ter acesso ao mundo virtual através de smartphones ou tablets?
Como os pais podem controlar isso?
Na verdade não existe uma idade ideal para a criança começar a fazer uso da tecnologia. Quando uma criança pede ao pai um smartphone ou um tablet, é importante o pai avaliar qual a necessidade de seu filho (a) ter este aparelho e se ele (a) tem responsabilidade suficiente pra fazer uso dele.
Privar e manter a criança longe do mundo virtual é tarefa impossível, então a melhor forma para que os pais fiquem mais tranquilos é orientar os pequenos em relação a sua correta utilização e aos perigos que isso pode ter. Impor limites e regras também é fundamental. A criança tem que ter hora pra tudo. Estudar, brincar, comer e até para usar a internet.
Os maiores riscos para o desenvolvimento e bem estar das crianças é quando a tecnologia passa a substituir o brincar e a socialização com outras pessoas e quando falta autonomia para realizar suas tarefas e atividades do dia a dia.
Os pais devem estar atentos para essas questões e entenderem que estimular seus filhos, brincar com eles, passear e oferecer outros recursos são importantes para que a criança não use a tecnologia como a única forma de diversão e interesse.
Assista a reportagem no link abaixo: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-record/videos/crianca-x-tecnologia-beneficio-ou-perda-da-infancia-18092017
Comments