• Erica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG)


O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um transtorno crônico que se caracteriza por excessivas preocupações acerca de diversos eventos ou atividades e ocasionam sintomas somáticos. O indivíduo se preocupa com tudo e com todos. Não consegue se “desligar”.

As pessoas com ansiedade generalizada estão sempre tensas, nervosas, apreensivas, angustiadas e com necessidade de controlar tudo. Suas preocupações são intensas e difíceis de serem controladas, bem como seus pensamentos muitas vezes preocupantes e que acabam interferindo e prejudicando na sua qualidade de vida e nas atividades do seu dia a dia.

Para diagnosticar um TAG, a ansiedade e a preocupação excessiva devem ocorrer na maioria dos dias, por pelo menos 6 (seis) meses em diversos eventos ou atividades. A preocupação que o indivíduo sente é de difícil controle. Sua ansiedade e preocupação deverão estar associadas a pelo menos 3 (três) dos sintomas abaixo relacionados. Em crianças, pelo menos 1 (um) ítem.

- Fatigabilidade.

- Tensão muscular.

- Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele.

- Dificuldade de concentração.

- Irritabilidade.

- Alterações do sono (dificuldade de manter o sono ou sono insatisfatório).

- Diarréia.

- Náusea.

- Sudorese excessiva.

Pode apresentar também sintomas relacionados ao estresse, tais como: síndrome do intestino irritável, cefaleia. O estresse é um potencializador do transtorno.

A ansiedade não pode estar relacionada a outro distúrbio psiquiátrico.

O tratamento adequado para o Transtorno de Ansiedade Generalizada é o uso da medicação em conjunto com a psicoterapia, de preferência a cognitivo-comportamental, pois é comprovado a sua eficácia. Quando o paciente adere a estes tratamentos, ele melhora sua qualidade de vida, reduz os sintomas, previne recaídas, melhora sua capacidade de lidar com situações de estresse, etc.

Erica Jares - Psicóloga Clínica

Fonte de pesquisa: DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais).

19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo