TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG)
- Erica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

- 23 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um transtorno crônico que se caracteriza por excessivas preocupações acerca de diversos eventos ou atividades e ocasionam sintomas somáticos. O indivíduo se preocupa com tudo e com todos. Não consegue se “desligar”.
As pessoas com ansiedade generalizada estão sempre tensas, nervosas, apreensivas, angustiadas e com necessidade de controlar tudo. Suas preocupações são intensas e difíceis de serem controladas, bem como seus pensamentos muitas vezes preocupantes e que acabam interferindo e prejudicando na sua qualidade de vida e nas atividades do seu dia a dia.
Para diagnosticar um TAG, a ansiedade e a preocupação excessiva devem ocorrer na maioria dos dias, por pelo menos 6 (seis) meses em diversos eventos ou atividades. A preocupação que o indivíduo sente é de difícil controle. Sua ansiedade e preocupação deverão estar associadas a pelo menos 3 (três) dos sintomas abaixo relacionados. Em crianças, pelo menos 1 (um) ítem.
- Fatigabilidade.
- Tensão muscular.
- Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele.
- Dificuldade de concentração.
- Irritabilidade.
- Alterações do sono (dificuldade de manter o sono ou sono insatisfatório).
- Diarréia.
- Náusea.
- Sudorese excessiva.
Pode apresentar também sintomas relacionados ao estresse, tais como: síndrome do intestino irritável, cefaleia. O estresse é um potencializador do transtorno.
A ansiedade não pode estar relacionada a outro distúrbio psiquiátrico.
O tratamento adequado para o Transtorno de Ansiedade Generalizada é o uso da medicação em conjunto com a psicoterapia, de preferência a cognitivo-comportamental, pois é comprovado a sua eficácia. Quando o paciente adere a estes tratamentos, ele melhora sua qualidade de vida, reduz os sintomas, previne recaídas, melhora sua capacidade de lidar com situações de estresse, etc.
Erica Jares - Psicóloga Clínica
Fonte de pesquisa: DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais).




Comentários