top of page
  • Foto do escritorErica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

Como se sentir menos inseguro

Atualizado: 21 de abr. de 2020

A insegurança pode acontecer por vários motivos. Geralmente quando não nos sentimos bom o suficiente, pelo medo de sermos avaliado negativamente, o medo do julgamento ou por nos sentirmos vulnerável em relação a situações futuras. Esse sentimento é muito desagradável porque faz com que tenhamos a sensação de falta de controle sobre nossa vida..


Muitas vezes a insegurança acontece quando pensamos e acreditamos que algo de ruim pode acontecer, nos prejudicando ou nos fazendo sofrer. Esses pensamos negativos sobre o futuro podemos chamar de catastrofização. Quanto mais pensarmos o que de pior pode acontecer, maior será a insegurança a respeito daquela situação.

Se isto acontecer, devemos nos fazer as seguintes perguntas:


Por que esta situação me parece ser tão ruim?

O que eu poderia fazer para lidar com isso?

Já aconteceu alguma situação parecida antes? Como lidei com isso?

O que de pior pode acontecer?

Como eu acho que vou me sentir um mês depois desta situação?

Será que esse meu pensamento é mesmo realista?


Devemos avaliar nossos pensamentos de pontos de vista diferentes.

Outra dica importante é tentarmos manter a nossa atenção focada no momento presente. Uma maneira de desenvolver isso é através de meditação da atenção plena (Mindfulness).

Melhorar algumas habilidades sociais também pode ser necessário. Podemos aprender a melhorarmos determinados comportamentos que nos deixa inseguros.

Outra dica importante é imaginarmos a situação que está para acontecer e que nos deixa inseguro e simularmos esta situação como se estivéssemos vivenciando-a neste momento.

É comum sentirmos insegurança algumas vezes, mas se ela nos atrapalha demais, é importante buscar uma ajuda profissional para aprendermos a lidar com isso e não deixar de alcançarmos os próprios objetivos.

13 visualizações
whatsapp - psicologo recreio dos bandeir
bottom of page