top of page
  • Foto do escritorErica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

O que é Mindfulness e seus benefícios

Mindfulness ou Atenção Plena é um estado mental que nos permite estar no momento presente, de forma consciente, sem julgamento e com aceitação da experiência.

Sua origem vem das tradições religiosas orientais, mais precisamente do budismo, mas Mindfulness não tem nada a ver com religião ou algum tipo de cultura.

É uma técnica terapêutica baseada na conexão mente-corpo que através de práticas meditativas (formais e informais) e técnicas de respiração, tem como objetivo ajudar a estar atento aos seus pensamentos, entender suas emoções e suas experiências vividas, sem questionamentos internos com suas angústias, dores físicas, ansiedade, etc. Tendemos a partir do princípio de que todos os nossos pensamentos são verdades absolutas, sejam eles bons ou ruins e o mindfulness vai trazer esses pensamentos a consciência como um evento ou um acontecimento e a partir disso, esses pensamentos deixam de ter efeito sobre nós. É quando percebemos que toda situação negativa é passageira.

Esses sentimentos e pensamentos podem surgir e desaparecer naturalmente, sem necessariamente desencadear mais pensamentos negativos ou sentimentos desagradáveis. Isto proporciona uma nova forma de perceber e reagir aos fatos.

Considerando que as pessoas hoje em dia funcionam no piloto automático, a intenção da prática de Mindfulness seria exatamente trazer a atenção plena para o momento atual e não estar envolvido com lembranças negativas do passado ou com pensamentos sobre o futuro, mas se isso acontecer, não tem problema, basta voltar devagar, com sua atenção para o momento presente.

Uma das atitudes essenciais para a prática é ter a mente de iniciante. Ter a atenção voltada para algo como se fosse a primeira vez.

Praticar Mindfulness traz vários benefícios para a sua vida, pois atua diretamente em mecanismos psicológicos que impactam no nosso bem-estar emocional e físico. Com isso ocorre a redução e melhorias de diversos sintomas, tais como:

- foco, a atenção e a capacidade de concentração. 

- Contribui para a redução do stress,

- reduz sintomas depressivos

- reduz a ansiedade

- melhora o sono, etc.

Estudos e pesquisas comprovam que "Viver Mindfulness" aumenta sua capacidade cerebral e melhora o funcionamento da atividade celular. Também equilibra os níveis hormonais na corrente sanguínea, como os de cortisol, o que ajuda o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune, etc. e ajuda ainda a produzir serotonina, o que cria sensação de bem-estar.

A prática também promove o autoconhecimento, proporciona mais calma e tranquilidade, aumenta a satisfação e o bem-estar e o seu sentimento de confiança pessoal. Você começa a perceber outras opções na escolha de como se relacionar consigo mesmo e com as situações da sua vida. Praticar Mindfulness pode lhe dar mais possibilidades para

enfrentar desafios e situações que geram dificuldades em sua vida.

Texto elaborado por Erica Jares

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental

Consultório de Psicologia atende a região do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp - psicologo recreio dos bandeir
bottom of page