top of page
  • Foto do escritorErica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

Para que servem os cartões lembretes e em que podem nos ajudar?



Como sabemos, a correria do dia a dia, o estresse, os compromissos, situações de conflito, podem trazer dificuldades para lembrarmos e realizarmos algo importante ou focarmos em algum objetivo.

Mas até onde vai nossa capacidade de memorizar todas as coisas, a ponto de não esquecermos o que é importante?

Será que mesmo exercitando o nosso cérebro, não estaremos suscetíveis a esquecermos de coisas importantes, quando somos submetidos a situações estressantes?

Mesmo que o nosso cérebro apresente uma enorme capacidade de mudança e de transformação quando estimulado, muitas vezes precisamos recorrer a outras maneiras complementares de ajuda, como se fossem extensões da nossa memória.

Diante de tudo isso, o que devemos fazer?

Uma técnica e boa estratégia para lidar com essas situações são os cartões lembretes. Eles servem e ajudam muito a mantermos o foco lembrar do cumprimento de nossas ações, evitando não esquecermos e não procrastinarmos em determinadas tarefas. Afinal de contas, não custa nada uma ajudinha né?

Escrever lembretes e colocar em locais estratégicos de fácil visibilidade para que se leia diversas vezes até criar uma mudança de hábito é uma boa dica.

Pode usar também algum aplicativo ou a própria agenda do celular para ajudar.

Além de evitar deixar as tarefas importantes para depois, o próprio fato de ler esses lembretes diversas vezes faz com que memorize situações rotineiras.

A outra importância de adotar essa técnica é nos livrarmos de pensamentos sobre coisas que precisamos realizar, que muitas vezes ficam “martelando em nossa cabeça”, trazendo consequências desagradáveis, como uma ansiedade, por exemplo.

Texto elaborado por Erica Jares

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental

Consultório de Psicologia no Recreio dos Bandeirantes.

25 visualizações
whatsapp - psicologo recreio dos bandeir
bottom of page