top of page
  • Foto do escritorErica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

O que são Pensamentos disfuncionais?



Pensamentos disfuncionais são aqueles que surgem na nossa mente, sem que tenhamos qualquer controle ou reflexo sobre eles. Quando temos um pensamento disfuncional, acabamos acreditando neles como se fossem verdades absolutas.

Pessoas com transtornos psicológicos, tendem a interpretar situações de forma distorcida. Desta forma seus pensamentos a respeito de determinada situação também serão distorcidos. A questão é que esses pensamentos influenciam na forma de como nos sentimos emocionalmente ou fisiologicamente e como nos comportamos diante da situação.

“O modo de como lidamos com uma determinada situação, vai depender de como interpretamos ou percebemos esta situação”

Se eu interpreto uma situação neutra ou positiva como ameaçadora, vai ativar em mim um sentimento de medo, ansiedade, e meu coração pode acelerar. Diante desta situação, meu comportamento pode ser de esquiva ou fuga. Se eu paro para analisar a situação de forma mais racional, questionando meus pensamentos disfuncionais, a tendência será eu me sentir melhor e ter um comportamento mais adequado àquela situação.

Muitas vezes não nos damos conta destes pensamentos, até porque alguns simplesmente passam pela nossa mente sem que possamos perceber. Mas se entendermos que, quando sentirmos alguma emoção desagradável é porque surgiu em nossa mente um pensamento que foi responsável por esta emoção. Tentar identificar que pensamento foi esse, qual a possibilidade dele ser verdadeiro e quais as possibilidades dele não ser verdadeiro é um treinamento para aprendermos a minimizar os nossos pensamentos disfuncionais e nosso sofrimento.

Texto elaborado por Erica Jares

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental

Consultório de Psicologia - Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

469 visualizações
whatsapp - psicologo recreio dos bandeir
bottom of page