top of page
  • Foto do escritorErica Jares - Psicóloga Recreio dos Bandeirantes

Você sabe o que é psicossomática?


O termo psicossomática está cada vez mais presente em nossas vidas. Fala diretamente a respeito da nossa saúde.

Ela estuda a influência dos fatores sociais e psicológicos em relação aos processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

A pessoa é vista como sendo um ser biopsicossocial, ou seja, o ser humano é composto por 3 subsistemas: corpo, mente e aspectos sociais.

Os aspectos da Psicossomática são aqueles em que o estado emocional desempenha um papel direto no desencadeamento de uma doença no corpo. Portanto, não existe mente e corpo separados.

A Psicossomática vai investigar e oferecer caminhos para uma prática na promoção de saúde mais voltada para o paciente e menos voltada para a doença ou o sintoma. Isso significa que o profissional da área de saúde deve ter um olhar além da realidade física do paciente, sem no entanto, negá-la. A maioria das doenças está ligada tanto a fatores emocionais quanto físicos.

As emoções têm a propriedade de acelerar o surgimento e desenvolvimento da doença. Por isso é tão importante estarmos saudáveis emocionalmente.

É fundamental levar em consideração a totalidade do ser humano e as circunstâncias que o rodeiam para termos uma compreensão mais ampla dos processos do adoecer. A totalidade surge quando se leva em conta a pessoa, o doente. E não a doença.

A mente, nossas emoções, podem ser a principal causa de certas disfunções, assim como uma disfunção pode determinar perturbações psíquicas.

É de extrema importância que os médicos e outros profissionais da saúde percebam a inter-relação existente entre as emoções do paciente, a fisiologia e o meio em que ele vive. Desta forma fica mais fácil identificar qual o melhor método de tratamento para a melhoria da saúde e para evitar doenças

Texto elaborado por Erica Jares

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental

Consultório de Psicologia atende a região do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

5 visualizações
whatsapp - psicologo recreio dos bandeir
bottom of page